terça-feira, 10 de julho de 2012

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ARTETERAPIA - ACAT




Boletim Informativo: 002 -   Julho/ 2012





Prezados Associados e Associadas
Bons Ventos...

Neste momento ímpar da história da Arteterapia brasileira, compartilhamos o desenvolvimento dos trabalhos da atual gestão da ACAT:

Convite
            Este ano a nossa IV Jornada de Arteterapia e Filosofia: "Arteterapia, Limites e Possibilidades no Espaço Multicultural Brasileiro". Dia 01 de setembro de 2012, será realizada na Faculdade AVANTIS, localizada em Balneário Camboriu -SC.
            Participe como ouvinte, com comunicação oral, pôsteres e/ou traga uma obra para II Mostra  Arteterapia: Arteterapeuta e sua Arte,   entre em contato com a Gabriele nossa querida secretaria: acatsecretaria@gmail.com  ou acesse o blog: acatarteterapia.blogspot.com, para mais informações.
            Lembramos que a IV Jornada de Arteterapia e Filosofia, têm registro de ISBN o que confere valor acadêmico, ou seja o certificado pode ser declarado no currículo Lattes.


Informações:
            Informamos que ACAT continua sendo representada por Sonia M. Bufarah Tommasi, nos Fóruns da UBAAT. A ACAT participou neste primeiro semestre de dois Fóruns realizados pela União Brasileira das Associações de Arteterapia-UBAAT, ambos aconteceram no Rio de Janeiro.
            Em linhas gerais, estes fóruns, têm a intenção de estabelecer parâmetros para cursos de Arteterapia; traçar o perfil do profissional Arteterapeuta; apresentar a Arteterapia aos órgãos públicos, para auxilia-los na elaboração de editais de concursos; trabalhar junto ao Código Brasileiro de Ocupação (CBO), aos Ministérios da Saúde e do Trabalho para o reconhecimento de nossa profissão.  

No dia 15/04/12 aconteceu o XVI Fórum da UBAAT, Rio de Janeiro
            Participaram da assembleia das seguintes Associações de Arteterapia: ASBART, ABCA, AATESP, AARJ, AMART, ARTE-PE ASPOART, ARTES, AATERGS, ASBAT e ACAT.

            No mês de Janeiro, Otilia Rosangela Souza, Cristina Allessandrini e Sandro Leite, foram a Brasília, para reuniões com o secretario do Ministro da Saúde  e do Trabalho, para apresentar o que é Arteterapia e suas aplicações. Também foram convidados a participarem de um painel explicativo, em São Paulo, no mês de maio, para o Código Brasileiro de Ocupação- CBO, para esclarecer sobre a formação e atuação do profissional arteterapeuta.

            Nesta data (15/04/12) ocorreu a eleição da nova diretoria da UBAAT, Cristina Allessandrini (AATESP), foi indicada para a presidência da Comissão Executiva da UBAAT, por estar acompanhando todo o processo de reconhecimento da profissão de arteterapeuta no CBO (Código Brasileiro de Ocupação)  ao lado da atual presidente Otília Rosangela Souza (AMART).
O Conselho Executivo foi formado de acordo com o estatuto da UBAAT, composto por:

Presidente: Cristina Allessandrini (AATESP)
Três vice-presidentes:
 1o Vice-Presidente: Otília Rosangela Souza (AMART),
 2o Vice-Presidente: Flora Elisa de Carvalho Fussi (ABCA) e
 3o Vice-Presidente: Ana Maria Pereira do Nascimento (ASPOART).
Secretária: Deolinda Florim Fabietti e Suplente de Secretária: Sonia Tommasi (ACAT).
Tesoureira: Leila Nazareh e Suplente de Tesoureira: Irene Gaeta (AATESP).

            Principiou-se a discussão sobre a elaboração de projeto de Lei para ser apresentado ao Senado.
            Um outro ponto de preocupação da UBAAT paira sobre a grade curricular dos cursos de Arteterapia, os quais devem atender as exigências mínimas de disciplinas, carga horária teórica, pratica e de supervisão; ficando a cargo das associações o cumprimento destas exigências. Portanto todos os cursos deverão apresentar à associação de seu estado, a programação completa com grade curricular, currículo dos professores e informações complementares.
           

No dia 30/07/2012 aconteceu o XVII Fórum da UBAAT, Rio de Janeiro

            Entre os vários itens da pauta, o ponto alto deste fórum, foram as informações sobre o painel de discussão realizado em 18 e 19 de maio de 2012 e, SP, na FIPE, para o CBO (Código Brasileiro de Ocupação), para formação da família ocupacional.
             A UBAAT foi representada por Cristina Allessandrini, Sandro Leite e Otília Rosangela Souza. Após apresentação minuciosa sobre o procedimento do painel, Cristina, informou que até o final do ano a Arteterapia terá seu reconhecimento efetivado no CBO.
            Portanto a profissão  de arteterapeuta será reconhecida em âmbito nacional.
            Portanto temos que fortalecer a nossa associação a ACAT, a qual representa os arteterapeutas do Estado de Santa Catarina, na UBAAT e no CBO.
            Juntos poderemos estimular a participação do profissional arteterapeuta nas áreas da saúde, educação e instituições, em Santa Catarina, assim como já acontece em outros estados, onde o arteterapeuta faz parte das redes do Caps, em sistemas de saúde e educação.
           
            As diversas possibilidades de trabalho do arteterapetua serão apresentadas na IV Jornada de Arteterapia e Filosofia: "Arteterapia: Limites e Possibilidades no Espaço Multicultural Brasileiro". Dia 01 de setembro de 2012, será realizada na Faculdade AVANTIS, localizada em Balneário Camboriu -SC.


Solicitações
Solicitamos que fiquem em dia com a anuidade da ACAT.
Que convidem os amigos arteterapeutas, que ainda não se associaram, que o façam.

Esperamos por vocês!
Com carinho,





Atenciosamente,
Sonia Bufarah Tommasi
Presidente da ACAT





Postado por Edeltraud F. Nering - 10/07/2012